Como se beneficiar da música durante a pandemia?

Vivemos outra realidade com a necessidade do isolamento social devido à epidemia de Covid-19. Tudo pareceu muito repentino, lembrando até mesmo dos versos de Raul Seixas, quando disse “No dia em que a terra parou”.


Surgem diversas discussões sobre a importância da cultura nesse momento. E uma delas é o papel da música na manutenção do nosso bem-estar e saúde mental. Seria a música capaz de nos prevenir ou até mesmo curar nossos medos?


Os grandes aplicativos de streaming relataram mudanças nos hábitos de seus clientes. A busca por música mais relaxantes e terapêuticas aumentaram, como por exemplo, sons da natureza e meditações. A música possui a capacidade de alterar nosso estado de humor. Ter alguma relação com essa arte e saber utilizar essa qualidade é positivo. Construindo um forte aliado contra o estresse emocional.


Outra relação interessante com a música é a prática musical. Estudar um instrumento ou cantar pode colaborar com essas questões emocionais, não apenas por se tratar de uma atividade terapêutica ou lúdica, mas sim artística. Existem comprovações científicas de que o desenvolvimento artístico de um indivíduo atua diretamente na construção das suas emoções. Um grande exemplo é a musicoterapia, cada vez mais procurada para o tratamento de doenças, principalmente emocionais.


O grande segredo é vivenciar a música. Tê-las no nosso dia-a-dia só traz benefícios e leveza para a nossa vida. Seja ouvindo, tocando ou cantando, a música está presente desde os princípios da humanidade.


Busque o que te agrada, o que te emociona, o que te relaxa e te encanta, mas procure vivenciar essas experiências ativamente com a música. Quem aqui nunca colocou uma música de fundo em um momento feliz ou até mesmo triste como trilha sonora em um momento de extrema importância emocional?


O isolamento nos conduziu a termos um carinho e um diálogo maior dentro de nós mesmos. Pensando dessa maneira, podemos nos aproximar mais ainda da música. Afinal, ela sempre surge de dentro de cada um de nós, com nossas histórias, momentos e emoções.


Vale finalizar com uma das frases mais famosas do filósofo alemão Friedrich Nietzsche: “Sem música, a vida seria um erro”.