top of page

MUSICOTERAPIA

Conheça o nosso trabalho na área da saúde

2.png
Diego Lima
Musicoterapeuta (APEMESP 3-230476)

Formação Superior em Musicoterapia e Musicoterapia Gerontogeriátrica, registrado na Associação de Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de São Paulo, possui experiência nas áreas de reabilitação infantil e cuidados com pessoas idosas, desenvolvendo seus trabalhos com pesquisas nas áreas que englobam educação e musicoterapia, saúde mental, doenças degenerativas e demências.


ENCONTROS DE MUSICOTERAPIA PARA CUIDADORES
Turma | Março 2025


Elaborado especialmente para cuidadores de pessoas idosas com ou sem comprometimento cognitivo, nossos encontros desenvolvem atividades musicais que auxiliam na rotina e no dia-a-dia do dessas famílias. São 4 encontros presenciais por turma sem a necessidade de presença da pessoa assistida, com levantamento de histórico musical familiar para personalização das atividades, realização dessas atividades como treinamento, acolhimento emocional e supervisão após os encontros.

12/03 das 19h às 20h30 | Encontro 1
O que é musicoterapia; Quais os benefícios da musicoterapia nos cuidados da pessoa idosa; Levantamento de histórico musical; Quais as demandas dos cuidadores

19/03 das 19h às 20h30 | Encontro 2
Atividades (Teoria e prática)

26/03 das 19h às 20h30 | Encontro 3
Atividades (Teoria e prática)

02/04 das 19h às 20h30 | Encontro 4
Acolhimento emocional para os cuidadores; Revisão de demandas

Após os encontros
1 mês de suporte sobre as atividades realizadas pelos cuidadores

Entre em contato para se inscrever, oferecemos valores especiais para duplas de cuidadores.
Limite de 6 participantes por turma.






O que é musicoterapia?


Musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o/a musicoterapeuta e as pessoas assistidas. A prática da Musicoterapia objetiva favorecer o aumento das possibilidades de existir e agir, seja no trabalho individual, com grupos, nas comunidades, organizações, instituições de saúde e sociedade, nos âmbitos da promoção, prevenção, reabilitação da saúde e de transformação de contextos sociais e comunitários; evitando dessa forma, que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e/ ou comunidades.

Quem é o professional da área?

O musicoterapeuta é o profissional de nível superior ou especialização, com formação reconhecida pelo MEC e com registro em seu órgão de representação de categoria. Ele/a é habilitado/a a exercer a profissão no Brasil. Ele/a facilita um processo musicoterápico a partir de avaliações específicas, com base na musicalidade e na necessidade de cada pessoa e/ou grupo. Estabelece um plano de cuidado e um processo musicoterápico a partir do vínculo e de avaliações específicas atendendo às premissas de promoção da saúde, da aprendizagem, da habilitação, da reabilitação, do empoderamento, da mudança de contextos sociais e da qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidades atendidas. O musicoterapeuta pode atuar em áreas como: Saúde, Educação, Social / Comunitária, Organizacional, entre outras”.

Quais são as áreas de atuação da musicoterapia?

Kenneth Bruscia (2014) considerou que uma área de atuação pode ser caracterizada  pelos objetivos que o musicoterapeuta trabalha, as expectativas do participante,  o propósito da instituição e a maneira como musicoterapeuta e cliente trabalham.  Com base nessa forma de pensar, denominamos por áreas de atuação as diferentes formas de pensar e fazer musicoterapia  nos espaços onde ela é acolhida e desenvolvida.  Assim, mais do que o lugar, a forma do musicoterapeuta agir e relacionar-se com o/a participante é que determina  uma área de atuação. Com esse preceito em mente, podemos, de forma didática, considerar alguns espaços de prática, sem que estes representem a totalidade das possibilidades de inserção da musicoterapia, como por exemplo: Área Social e Comunitária, Gerontologia, Educacional, Saúde Mental, Organizacional, Hospitalar e Infância e Adolescência.

Como são nossos atendimentos?

Nossos pacientes podem entrar em contato por interesse próprio ou então por recomendação médica. Iniciamos com uma entrevista e avaliação do caso junto às necessidades do paciente, assim como da família ou cuidadores. A partir desse momento, o musicoterapeuta apresentará as possibilidades de atuação terapêutica com foco nos objetivos listados. As sessões podem ser diárias, semanais, quinzenais, mensais ou únicas (principalmente no caso de sessões corporativas), mas sempre adequada ao tratamento proposto. O paciente será avaliado periódicamente para que haja manutenção, alteração ou finalização dos objetivos.

Como são as sessões?

Em uma sessão de musicoterapia a música se torna a nossa principal ferramenta para alcançar um objetivo terapêutico. Dessa forma, diferentemente de uma aula de música, o foco não está na aprendizagem musical, mas sim de utilizar a música em suas mais diversas formas (execução, audição, apreciação, canto, etc) de forma que o paciente se beneficie através do proposto em cada atividade.

Como você pode contar com o nosso trabalho?

Hoje atuamos com as seguintes propostas:

- Atendimento individual em nosso espaço ou em domicílio para adultos ou pessoas idosas com foco em 
doenças degenerativas e demências;
- Atendimento em grupos de adultos e pessoas idosas com foco em desenvolvimento social;
- Atendimento em grupos de pessoas idosas em instituições (Centros de convicência, Centros dia, Residências, ILPI, etc) 
- Atendimento corporativo através de sessões em grupo para colaboradores de empresas e organizações.
bottom of page