Aula de música na vida adulta?

Hoje em dia falamos pouco sobre a educação musical para os adultos. Em contrapartida, o público está cada vez mais presente nas escolas de música. São várias bagagens, desde aquele aluno que abandonou o instrumento para seguir uma carreira longe da música ou até o novato que nunca teve contato nenhum com a música.


O importante é dar o primeiro passo e procurar um instrumento ou curso que agrade. Não se sinta envergonhado de precisar aprender algo do início. Existem várias metodologias que adaptam o ensino de música ao dia a dia muitas vezes estressantes dessa faixa de público. Resumindo, a música será uma ótima atividade de escape e diversão.


A preferência nessa busca geralmente está nas aulas particulares, muitos adultos têm medo ou vergonha de iniciar uma atividade em grupo com a música, as vezes por medo de cantar, ou de tocar errado no início perto de outras pessoas.


Iniciar um curso em uma escola de música pode garantir a qualidade do desenvolvimento do aprendizado, com profissionais qualificados para planejar junto a você todo esse processo. Além de permitir interações sociais e artísticas com outros alunos em grupos, ensaios e apresentações. A música permite essa interação cultural e social, e tem sido cada vez mais reconhecida como atividade para combater os estresses do dia a dia.


O que vale aqui é conversar com o coordenador de uma escola e conhecer seus professores e turmas, não tenha medo de testar ou errar. Experimente, converse, conheça os métodos e metodologias, planejamentos, objetivos, tire suas dúvidas e analise suas experiências.


Procure alguém que respeite seus gostos musicais e que desenvolva seu planejamento com foco no aprendizado, mas também na prática de repertório. Afinal você não pretende iniciar na música para estudar apenas técnica e teoria, certo? Todos queremos tocar nossas músicas favoritas e criar momentos de diversão com satisfação.


Muitos adultos decidem estudar música como recreação, terapia, realização artística ou até mesmo concretizar um sonho do passado. Toda a sua bagagem cultural e musical deve ser levada em consideração pelo seu professor. Você pode não saber ler uma cifra ainda, mas tenha certeza de que todo o seu contato com a música como ouvinte e apreciador é um ponto de partida importantíssimo para o seu curso.


Uma boa opção para quem deseja iniciar na música, mas não sabe por qual curso começar, é praticar aulas de canto. O curso não exige grande investimento em um instrumento e apresenta resultados logo no início, principalmente se tratando de bem-estar através de exercícios de alongamento, respiração e prática de repertório.

O segredo é não ter pressa e saber se planejar com seu professor. No primeiro mês de aula você já consegue notar evolução com a música, mas lembre-se que precisamos dar um passo de cada vez, todo aprendizado exige foco e planejamento. Mas nem por isso precisa deixar de ser divertido.


Atualmente, você também pode avaliar a possibilidade de estudar on-line. Esta é uma ferramenta que facilita demais o estudo, pois, você não tem de se preocupar em se locomover até uma escola e continua em território conhecido: sua casa. O professor on-line tem ainda a vantagem de geralmente deixar disponível na internet dicas e materiais importantes publicados que, em dias de folga, você poderá acessar.


E para fechar, vamos responder a pergunta de todo adulto quando chega em uma escola de música: “Será que eu ainda consigo aprender?”. Sabemos a resposta, mas vamos deixar você mesmo descobrir. Dê o primeiro passo, depois conta pra gente!


#musicaldiegolima #aulademúsica #escolademúsica #músicaparaadultos #aprendermúsica #música