top of page
Logo musikids cortado.png
Design sem nome (5).png
Conheça o Programa MusiKids

Desenvolvido carinhosamente para atender nossos alunos e familiares, o Programa Musikids propõe a vivência musical a partir de 4 meses de vida até os 12 anos de idade com trabalhos individuais ou em grupos com base em metodologias reconhecidas no mundo da educação musical.

Quais as fases do Programa MusiKids?

Nosso projeto se divide em 3 fases: Musicalização, Iniciação Musical e Início em Instrumento. Confira abaixo as divisões por idade:

BEBÊS (04 a 24 meses)
Musicalização Infantil

- Aulas individuais ou em grupo

- Até 2 responsáveis participando

 

Principais desenvolvimentos:

 

- Relação parental

- Emocional

- Vínculo

- Sensorial

- Auditivo

- Verbal

FASE 3 (5 e 6 anos)
Iniciação Musical

- Aulas em grupo de até 6 crianças

Fase de iniciação técnica na música

- Notas musicais, figuras e leitura
- Práticas rítmicas
- Prática em grupo
- Preparação para a escolha do instrumento

FASE 1 (2 e 3 anos)
Musicalização Infantil

- Aulas individuais ou em grupo

- Até 2 responsáveis participando

 

Principais desenvolvimentos adicionados:

- Corporal

- Musical

FASE 4 (7 a 9 anos)
Início em Instrumento

- Aulas individuais ou em grupo

Instrumentos para escolha:

- Teclas: piano e teclado

- Cordas: violão e ukulele

- Cordas clássicas: violino

- Canto

FASE 2 (3 e 4 anos)
Musicalização Infantil

- Aulas em grupo de até 6 crianças

- Sem participação dos responsáveis

Principais desenvolvimentos adicionados:

- Cognitivo

- Rítmico

- Artístico

- Repertório cantado

- Social

FASE 5 (10 a 12 anos)
Prática de Grupo (Fase opcional)

- Aulas em grupo de até 6 crianças

Principais desenvolvimentos adicionados:

- Construção de repertório artístico em grupo

- Prática em um dos instrumentos: piano, ukulele, violino, canto, violão ou flauta

Tia Letícia.png
IMG_20221001_103136882.jpg
Quem são nossos educarores?

​Diego Lima é graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São Carlos e pós-graduado em musicoterapia. Iniciou na música aos 6 anos e já foi aluno do Conservatório Musical de Tatuí, da Escola de Música do Estado de São Paulo e professor do Projeto Guri, também em São Carlos. Tio Diego toca piano, violão, ukulele e cavaquinho, trabalhando com crianças há mais de 10 anos desenvolvendo trabalhos em projetos educacionais e atendimentos na reabilitação infantil.

Letícia Pacheco é aluna do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos e aluna do Conservatório Musical de Tatuí, onde estuda violão. Iniciou sua caminhada na música ainda muito cedo, quando estudou no Projeto Guri em São Carlos, sendo inclusive aluna do Tio Diego. Tia Lê toca, além do violão, ukulele, teclado e viola. Hoje desenvolve seus projetos e especializa sua formação no desenvolvimento da musicalização e iniciação musical infantil.

Damiana Sabino
 é aluna do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos e iniciou seus estudos em piano aos 8 anos na cidade de Itápolis, onde se formou como Técnica em Instrumento Musical e fundou o Grupo de Estudos Musicais Infantis. Tia Dami toca, além do piano, violino e flauta (doce e transversal) e se especializa em Musicalização Infantil.

Estamos falando de brincadeiras com música?

A educação musical infantil vai muito além de cantar músicas infantis ou realizar bricadeiras com música. Todas as atividades musicais são preparadas por educadores musicais com o objetivo de desenvolver pontos específicos citados acima. Porém, durante a infância, o lúdico é essencial para que a criança desenvolva o interesse nas atividades. Para elas, todas as atividades são vistas como brincadeiras.

E se a criança já faz aula de musicalização na escola regular?

A aula de música na escola de música é diferente da aula de música na escola regular. Assim como uma escola de inglês, que oferece, por exemplo, maior imersão aos seus alunos com a proposta do desenvolvimento de uma nova língua, a escola de música também propõe um desenvolvimento muito mais intenso da musicalidade de cada criança. Na escola de música as atividades são planejadas e realizadas com foco principal no desenvolvimento musical da criança, enquanto na escola regular, em sua grande maioria, a aula de música realiza um papel recreativo e focado apenas em atividades curriculares como comemorações de datas. Além da imersão ser muito mais profunda e focar de fato na aprendizagem musical, as crianças desenvolvem ainda mais o social através de um novo círculo de amigos, ambiente e professores.

As crianças aprendem a tocar um instrumento?

Durante o período de musicalização a criança é preparada para a fase de iniciação musical, desenvolvendo mais uma vez os aspectos citados acima. Dessa maneira, são utilizados instrumentos (além de brinquedos e outros objetos musicais) adequados para cada idade e objetivo, mas a criança ainda não terá uma aula de música tradicional, focada no desenvolvimento de um instrumento como piano, ou violão, por exemplo. Lembre-se da pré-escola, respeitar o desenvolvimento infantil é essencial para que a criança desenvolva maior interesse e controle sobre as suas habilidades.

A musicalização não vai atrasar o início de um instrumento específico?

Nada impede uma criança de iniciar um curso de instrumento específico com 3 ou 4 anos de idade. Porém, o educador musical com conhecimento pedagógico se utilizará também de elementos de musicalização durante as aulas. Uma criança que inicia o estudo de um instrumento específico junto a fase de alfabetização após um período de musicalização infantil, desenvolve mais rapidamente suas habilidades do que uma criança que já inicia o estudo específico de um instrumento sem ter vivenciado um período de musicalização, por exemplo. Imagine uma criança de 4 anos aprendendo a escrever uma história sem passar pelas fases iniciais da alfabetização. Provavelmente com muito esforço (claramente não adequado), ela conseguirá em alguns anos desenvolver essa habilidade. Mas imagine agora uma criança com 7 anos que passou pelos processos iniciais de alfabetização respeitando as fases do desenvolvimento. Qual delas apresentaria melhores resultados ao longo do tempo?

Ficou alguma dúvida?

Temos uma matéria muito legal em nosso blog, onde respondemos as principais dúvidas levantadas pelos papais e mamães que nos procuram em relação aos cursos de musicalização infantil. Você pode acessar nossa postagem clicando aqui.

Agora é só agendar seu horário para conhecer nossa escola de música!

O link abaixo será direcionado para uma conversa em nosso whatsapp. Dessa maneira poderemos atendê-los de forma personalizada e repassar todas as informações atuais sobre as turmas com vagas, horários e valores. Esperamos todos vocês!
bottom of page